Desafio logístico da Black Friday

Estou indo para meu terceiro Desafio logístico da Black Friday. Aprendo a cada ano. E cada vez começamos o planejamento mais cedo.

Black Friday – um desafio ao setor de logística

O mercado amadureceu muito nestes dois últimos anos. Todo o setor empresarial percebeu a importância do evento.

Não há espaço para improvisos e amadores. Muito menos para “black fraudes”. Adotar posturas antiéticas é dar tiro no pé.

Aprender com seus erros e dos outros ao enfrentar o desafio logístico da Black Friday

Fizemos um balanço detalhado do que funcionou e o que poderia ser melhorado. Listamos todos os pontos que tinham considerados críticos pela equipe e clientes.

Um planejamento das ações que deveriam ser realizadas ao longo do primeiro semestre foi acompanhado de perto.

Projeções de Fora para dentro

Um ponto sensível é dimensionar a carga a ser tratada durante a “alta temporada”. Os números são muito impactantes e é preciso ter o máximo de informações: volumetria, morfologia e a distribuição por praça. Trabalhar com indicadores genéricos ou médias é a certeza que os recursos serão usados de forma errada. O diálogo franco com os clientes enriqueceu o plano de ação com a troca saudável de visões de como o Mercado estima que será o comportamento dos consumidores este ano.

Tecnologia

Muita coisa mudamos neste importante quesito. Usar a informação on-line de forma que ela permita uma rápida tomada de decisão foi um de nossos objetivos.

Melhorar a performance operacional usando recursos de business intelligence ou BI foi primordial para atingirmos novos patamares de qualidade.

Assim conseguimos divulgar os dados de forma consistente e focada . Cada líder recebe todos os dados que lhe permitem a visão do que ocorreu e onde mexer para melhorar seu desempenho.

Buscar atitudes preventivas ao invés de correr atrás do que deu errado foi uma das principais mudanças no mind set da equipe

A visão do Desafio Logístico da Black Friday – De dentro o para fora – envolver a todos

Quando se faz uma operação de guerra é preciso garantir que TODO time está pronto para o Desafio logístico da Black Friday.

Descer o planejamento e rever cada ação prevista, dentro do contexto de cada um todos os setores leva um tempo considerável mas garante a sintonia fina.

Faltando pouco mais de 10 dias para a Black Friday tenho a certeza que evoluímos muito e que novamente teremos novos aprendizados para que a operação de 2020 seja melhor ainda que a deste ano!

Black Friday 2019 venha sua linda!