Mercado Livre vai abrir centro de distribuição em Gravataí-RS
O Mercado Livre vai abrir centro de distribuição em Gravataí-RS. Será o terceiro no Brasil e será inaugurado no primeiro trimestre de 2020.
Este movimento é parte do esforço para reduzir os prazos de entregas de encomendas e enfrentar a crescente concorrência no país
Ampliação da Malha logistica
“Isso é parte do nosso planejamento de médio prazo de ampliar mais a nossa malha logística”, disse à Reuters o vice-presidente do Mercado Livre para América Latina, Stelleo Tolda.
Segundo o executivo, a abertura do centro tomará parte dos 3 bilhões de reais de investimentos previstos para 2019. O Mercado Livre tem como meta fazer ao menos metade de suas entregas de encomendas no país em até 48 horas.
O Mercado Livre abrirá centro de distribuição em Gravatai. A inauguração do novo centro acontecerá cerca de um ano após o grupo ter aberto um depósito de 111 mil metros quadrados em Cajamar (SP).
O local escolhido é perto de onde a rival Amazon instalou o seu. O Mercado Livre já tinha outra unidade em Louveira (SP). A Reuters havia publicado em junho que a companhia planejava a abertura do terceiro centro.
O movimento acontece meses após o grupo ter fechado acordo com a companhia aérea Azul também para agilizar prazos de entregas.
O Mercado Livre abrirá outros CDs além do centro de distribuição em Gravataí. Segundo Tolda, outros centros devem ser abertos no Brasil mas ele declinou de falar sobre regiões e prazos.
Resultado
A receita líquida do Mercado Livre no terceiro trimestre cresceu para 603 milhões de dólares. Um avanço de 69,7% sobre um ano antes. A operação Brasil responde por 65% do total. As receitas do marketplace aumentaram 70,9% ano a ano.
No entanto, o grupo viu o prejuízo líquido subir dos 14,3 milhões de dólares do terceiro trimestre de 2018 para 66,9 milhões, refletindo maiores gastos com marketing.
O volume transacionado por meio de seu braço de pagamentos, o Mercado Pago, alcançou 7,6 bilhões de dólares. O aumento ano a ano foi de 66,2%. O volume de pagamentos fora do Mercado Livre somou 4 bilhões de dólares, alta de 140,4% ano a ano. O resultado superou pela primeira vez num trimestre o movimentado dentro da plataforma.
As ações da companhia listadas em Nova York fecharam o dia em queda de 5,36 por cento. As ações estão cotadas a 521,52 dólares, em meio a um movimento de baixa dos mercados norte-americanos.
O volume de vendas (GMV) somou 3,6 bilhões de dólares, alta de 21,6% em dólar em relação ao ano anterior. O marketplace da companhia vendeu 98 milhões de itens, alta de 17,3% ano a ano.
Fonte: Extra / Reuters