Feliz Natal!
Um Feliz Natal! Para você, sua Família e a todos Amigos do BlogRogerio e de nossas redes sociais!
O Natal durante minha infância em Porto Alegre
A árvore é um símbolo forte na minha memória afetiva. Me lembro de ficar ansioso o convite do meu pai para mim e meu irmão irmos buscar o “Pinheiro de Natal” minha irmã nasceu bem depois acho que não passou por esta experiência inesquecível e, talvez, nem lembre disto.
Íamos comprar quando sobrava alguns trocados ou fazíamos a grande aventura de pegar a árvore no “mato” na periferia de Porto Alegre. Era o que eu mais gostava!
Chegávamos eufóricos com ela em casa e cabia a minha mãe decorar com as bolinhas de Natal. Tinha umas muito lindas e não sei porque as minhas preferidas eram na cor azul!
Com minha irmã já nascida e com os “novos tempos” começamos a usar uma árvore que era de plástico desmontável, mas a alegria e o ritual continuaram os mesmos!
Era em volta dela e de uma mesa nem sempre farta que esperávamos a grande noite, ansiosos pelos nossos presentes ( o meu predileto era uma bola Pelé de plástico, já que nem sempre dava para comprar uma de couro na Lojas Cauduro).
Meus filhos e o Natal
Quando formei minha própria família, a tradição permaneceu de buscar e montar a árvore de Natal.
Agora, eram meus filhos a esperar o momento de decorar a árvore quase sempre de plástico, mas em alguns anos fomos ao “mato” pegar nossa própria árvore. Principalmente quando estávamos em São Sepé, interior do Rio Grande do Sul e terra natal da Rejane.
Era a passagem de geração de um amor muito grande pela família e pela noite de Natal.
Alguns enfeites temos usado por décadas. A atual árvore é cuidadosamente montada e guardada depois do dia de Reis a mais de 10 Anos!
Preservar e cuidar é parte de valores que nossos pais nos passaram e fizemos questão de transmitir para as novas gerações pelo exemplo.
Com o tempo a Rejane incrementou a árvore com chocolates com a cara do papai Noel e com o formato de guarda-chuvas que as crianças comiam antes da hora e a gente fingia que não via! Fizemos isto em 4 cidades diferentes e a alegria era sempre a mesma!
O Natal em São Paulo
Em São Paulo, voltamos a sentir a emoção de montar a árvore com criança à nossa volta, após o nascimento da nossa neta. Era aquela alegria espontânea e a ansiedade da chegada do Papai Noel e os presentes tão desejados…
Este ano, fizemos a montagem da árvore de novo com o mesmo carinho e emoção. Alguns não estarão fisicamente ao redor da árvore…
Mas a distância é relativa pra quem ama e tem os recursos da internet ao alcance do celular. Corações e mentes estarão unidos em torno da árvore e da mesa lindamente decorada celebrando a Vida e o Amor!
Aproveite este lindo momento e se reaproxime de quem a vida ou as circunstâncias te distanciaram. Um abraço estendido, coração desarmado, um “me desculpe” serão suficientes para zerar muitos aborrecimentos.
Lembre-se, a vida é curta! Seja feliz! Valorize as amizades e sua família.
Feliz Natal a todos!