LOGÍSTICA NA ESTRATÉGIA EMPRESARIAL
Logística na estratégia empresarial .O portal Liga Insights – plataforma que reúne conteúdos relevantes sobre inovação e startups em diversos setores.
Com o apoio da VLI, Cervejaria Ambev, Cargill, Derraik e Menezes e IGC, lançou um estudo sobre o mercado de logística que aponta maior interesse das empresas pela área. Impulsionados por modelos como o do iFood e pela maior exigência na qualidade das entregas por parte dos consumidores, a área de logística ganhou destaque e a tecnologia vem a ser o meio para impulsionar a competitividade das organizações.
Segundo o Liga Insights, a janela de oportunidades pode fazer com que as startups contribuam para uma mudança cultural nas grandes empresas, com elas se posicionando como agentes de transformação nas organizações, criando espaço para processos mais ágeis e geração de valor por meio da tecnologia.
Um dos desafios do segmento é a falta de boas soluções tecnológicas, de acordo com o estudo, mesmo com os altos valores envolvidos nas operações logísticas do Brasil – aproximadamente 12% do PIB, o que equivale a R$ 1 trilhão por ano. O setor de logtechs, startups baseadas em tecnologias de logística, buscam promover e fomentar um crescimento exponencial da mesma forma que o segmento de fintechs teve no Brasil nos últimos anos.
O mapeamento das Startups
Além do estudo, a Liga Insights também criou um mapa com todas as startups brasileiras que estão inovando no setor de AutoTechs. De acordo com o levantamento, o Brasil possui hoje 317 AutoTechs espalhadas por todo o país – startups voltadas para o setor de logística, transporte e mobilidade.
O estudo entrevistou 47 profissionais, executivos e pesquisadores da área logística, de empresas e organizações como Mercedes-Benz, Fundação Dom Cabral, Porto de Suape, Terminal de Contêineres de Paranaguá, GPA, Magazine Luiza, Leroy Merlin, Porto Seguro, Unilever, Souza Cruz, Brink’s, Continental, Braspress, entre outras.
Fonte: IPNEWS e SBVC