Nunca deixe de olhar seus concorrentes!
Nunca deixe de olhar seus concorrentes! Só fazer a sua parte em muitas situações não é suficiente. Se você não tem uma referência pode entrar na famosa zona de conforto e de repente é superado por alguém que surge do “nada”.
Mas será que è bem assim? Ou você se isolou? Às vezes nos acomodamos com resultados intermediários achando que chegamos no nosso limite ou que estão atendendo às necessidades de nossos clientes.
Exemplos são mais fáceis de serem buscados nos esportes com viradas surpreendentes no basquete e futebol e dezenas de outras modalidades. A maioria dessas “proezas” sempre relatadas do ponto de vista do vencedor. Tem um outro lado.
Doído, frustrante de quem “quase” chegou lá, mas na última volta ou nos últimos minutos e na hora “h” foi supreendido por uma manobra talentosa, um drible desconcertante, um “sprint” que buscou a energia sabe Deus de onde e acabou derrotado!
A vitória surpreendente na São Silvestre 2019
Você deve ter visto as cenas da final da corrida da São Silvestre deste ano que terminou (2019). O atleta faltando poucos metros de Cruzar a linha de chegada, surge um outro corredor de trás dele e o ultrapassa faltando poucos centímetros da faixa final. Nunca deixe de olhar seus concorrentes!
E aí só resta aprender com a derrota , analisar os erros, revisar a estratégia e mudar o planejamento.
A concorrência no dias atuais
O mundo dos negócios ficou mais complicado. A concorrência ficou mais complexa e acirrada com a globalização, o seu competidor não é apenas o seu vizinho e monitora-lo requer mais pesquisa, informação e estudo.
Além disto existe as ações dê várias startups que acabam criando soluções completamente inovadoras que são disruptivas e que sacodem completamente o mercado e a economia . Mas lembre-se que está tudo interconectado.
A cada ação, os demais players reagem seja alterando suas estratégias seja copiando a novidade introduzida com pequenos avanços. Isto tende a pasteurizar o mercado deixando os produtos e serviços muitos parecidos para o grande público. Por isto todo o investimento em marca, marketing e na “experiência do cliente” como forma de diferenciação e posicionamento.
No mercado de logística não é diferente. As novidadades são rapidamente incorporadas pelos demais operadores. Portanto se aproximar dos Clientes e identificar suas necessidades e de seus públicos passou a ser vital.
“Um olho no gato e outro na sardinha“
Rogerio Barrionuevo
Apesar de todo este verdadeiro jogo de xadrez . a competição não significa guerra total. Em muitas situações o mais adequado é realizar algum tipo de ação colaborativa sempre que ela significar ganho equilibrado para os players envolvidos em relação aos demais competidores.
Portanto olho vivo e faro fino! Fique atento e procure tomar as iniciativas sempre que possivel!