Logística depois da pandemia
Logística depois da pandemia . O mundo não será o mesmo depois que passar todo este processo da pandemia do novo coranavírus , o Covid-19 e o isolamento social. Quais impactos sociais e econômicos que teremos depois que este furacão passar? Não temos como mensurá-los mas podemos que serão enormes e impactantes em quase todos os setores.
E sendo assim precisamos nos preparar. E com a logística isto não será diferente. Mas quem pensa que só terá notícias ruins, está enganado. Muitas tendencias positivas vieram para ficar E no setor logístico, setor onde trabalho não é diferente.
Será mais digital
Haverá um avanço significativo neste sentido, mas é preciso que a legislação se atualize com base nos costumes e práticas para que possamos ter uma pegada de efeito estufa menor evitando a emissão de toneladas de notas fiscais, conhecimentos de transporte, manifestos e listas de entrega e com isto preservando nossas matas de forma significativa com a redução do consumo de papel.
Não é apenas investimento de tecnologia, é uma mudança de comportamento por parte dos clientes, empresas e governo. Temos de aproveitar todo este trauma, toda esta dor que estamos vivendo para seguir em frente rumo ao futuro!
Mais integrada
Uma das vantagens das integrações é a redução de esforços em duplicidade de embarcadores, operadores logísticos e transportadoras e com isto a redução de custos tão necessária em tempos que cada centavo conta para manter a competitividade e ao mesmo tempo garantir a rentabilidade de todos os players.
E outro fator relevante que a integração permite é a informação fluir entre vendedores, marketplaces e consumidores em tempo real com os parceiros logísticos, dando segurança e acessibilidade aos dados a todos.
Omnichannel
O Omnichannel é uma estratégia de conteúdo multicanal que as organizações usam para melhorar sua experiência do usuário e promover melhores relacionamentos com seu público através de pontos de contato. A pandemia acelerou a necessidade desta integração e ela veio para ficar com o clique retira e o clique entrega e o ecommerce usando sellers auônomos e estoque de lojas para evitar a passagem pelo cd reduzindo custos logísticos e encurtando prazos finais aos consumidores.
Mobile
Não basta ter acesso por dispositivo móvel. É preciso pensar nos aplicativos do ponto de vista do usuário de celular, no tamanho da tela (mesmo considerando os atuais smartphones que são grandes para os padrões anteriores, na redução de cliques e menus simplificados.
Além disto , a avalanche de apps (aplicativos). Praticamente existe app para tudo com boa parte dos dados mais demorados já cadastrados e usando os recursos geolocalização e biometria já nativos..
Mais Tecnogia de ponta
Além da automazação inevitável em centros de distribuição ou hubs ao uso de inteligencia artificial e aplicada cada vez mais ser-a uma realidade na logística
Interatividade e customização
Com o uso de ferramentas de IA cada vez mais a interação com os clientes de forma a oferecer ofertas e serviços mais personalizados estará disponível nos principais players avisando oportunidades e ofertas, alertando da chegada da carga e até reagendando a entrega em caso de impossibilidade do destinatário receber a referida remessa.
Veja também o artigo logística em tempos de Covid-19 (clique aqui)
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