A Semente e o Sucessor
A Semente e o Sucessor. Um empresário perto de se aposentar decidiu lançar um desafio aos seus colaboradores como forma de encontrar um candidato para sua sucessão. Chamou todos funcionários e explicou que dentro de doze meses iria se aposentar e se retirar do negócio e gostaria que seu sucessor fosse alguém da casa.
Entregou algumas sementes para todos e orientou que cada um plantasse em vaso em suas casas e deveriam cuidar para que elas germinassem da melhor forma possível. E dentro de um ano dependendo dos resultados obtidos ele selecionaria o seu sucessor.
Alguns correram para pegar as maiores. Outros as mais viçosas. Educadamente João esperou pacientemente sua vez e recebeu duas sementes pequenas.
Chegou em casa explicou para sua esposa, escolheram um vaso adequado, terra fértil e diariamente regava as sementes e nada. Preocupado tratou de comprar adubo e mesmo assim nada.
No trabalho João se dedicava cada vez mais, mas no café e na hora do almoço escutava os relatos de seus colegas de como suas sementes haviam se transformado em vistosas flores.
Se passaram 3 meses, 6 meses e nada das sementes brotarem! João e sua esposa foram até uns amigos que eram produtores de flores para se aconselharem e nada funcionou!
Mesmo assim João não desistiu, Buscou orientação em lojas de jardinagem. Continuou a cuidar das sementes e nada!
Chegou o grande dia do anúncio do Sucessor
Ao chegar na empresa, João ficou desesperado. Era o único com o vaso sem planta! Os colegas com vasos com flores maravilhosas, coloridas e cheias de folhagens bem verdes. Quando viram o José e seu vaso sem nada nele, quase morreram de dar risada.
João que já era tímido ficou ainda com mais vergonha. Na hora da reunião, ficou escondido atrás de alguns colegas que tinham vasos enormes e floridos. O presidente abriu a reunião comentou a quantidade de belas flores e que ia começar a escolha de seu sucessor Para seu desespero o chefe percebeu que João era o único que estava sem flor alguma e o chamou em primeiro lugar.
Suando frio e com a certeza que seria demitido por ter negligenciado, João procurou manter a calma e explicou todos os seus esforços e quando o presidente perguntou o que tinha ocorrido se ele tinha feito tudo certo, Com muita sinceridade disse que não tinha a menor razão do seu fracasso mas que mesmo sabendo que não estava evoluindo, tinha tentado várias alternativas com base em especialistas como plantadores de flores e empresas de jardinagem.
Após escutar João, disse que era para todos sentarem e que já escutado tudo o que precisava.
Para espanto de todos, o presidente anunciou que depois de ouvir o depoimento de João havia decidido escolhê-lo como sucessor. Para espanto de todos que protestaram mostrando seus vasos floridos!
O presidente falou com toda a calma que havia selecionado apenas sementes que não tinham condições de germinar. Portanto queria ver quem teria a coragem e honestidade de admitir o seu fracasso. E para sua surpresa, a maioria esmagadora de seus subordinados preferiram burlar o processo substituindo as sementes por outras, sem comentar a fraude na ânsia de se darem bem e alcançar o tão cobiçado cargo.
E você teria coragem de chegar com o vaso sem nenhuma flor? Admitiria o seu fracasso de forma transparente ou buscaria um jeitinho para alcançar a meta?
Fonte: texto com adaptação deste Blog baseado na animação de Fábio Teruel e /linkedIn CargoModal