Segundo maior avião cargueiro do mundo já tem sucessor
Segundo maior avião cargueiro do mundo já tem sucessor . Investigadores do Instituto Central de Aerodinâmica de Moscovo (TsAGI) apresentaram recentemente um novo conceito daquele que se acredita ser o sucessor do cargueiro Antonov AN-124, para o transporte de grandes cargas.
Com o sugestivo nome de ‘Slon’ (elefante em russo), a nova aeronave será, em aparência, muito semelhante ao seu antecessor (quatro motores, asas altas, porta de carga na dianteira); no entanto, permitirá transportar 150 toneladas, com um alcance de 7.000 km (mais 2.000 que o seu antecessor). A aeronave será ainda capaz de transportar uma carga comercial máxima de 180 toneladas numa distância de 4.900 km.
O TsAGI garante que este tipo de performance, permitirá a esta aeronave competir não só com os cargueiros AN-124, mas também com outros mais modernos, como é o caso do Boeing 747-8F.
Requisitos de clientes são já conhecidos
A possibilidade de retomar a produção AN-124 (encerrada em 2014), com novas capacidades, tem sido discutida há muito tempo pelo sector de transporte aéreo russo. Recentemente, a Volga-Dnepr (empresa que opera 12 destas aeronaves), veio reforçar essa necessidade, apresentando os seus requisitos para que essa substituição possa de facto ser feita.
A empresa afirmou que a nova aeronave teria de ser 35% a 40% mais eficiente e ter uma capacidade de carga útil de 170 toneladas.
Leia também o artigo publicado aqui no Blog Rogério sobre o maior avião cargueiro do mundo o Antonov com o título “Avião russo chega com ajuda nos EUA”.
Fonte: Revista Cargo PT