Uso de Torre de controle logística
Uso de Torre de controle logística . Cada vez mais empresas de logística estão usando a “Torre de Controle” para a gestão de suas atividades.
O Uso de Torre de controle em logísticaA inspiração veio da Aviação. Todos os aeroportos possuem sua torre de controle para monitorar os voos chegando ou partindo de seu aeroporto. E sua empresa usa o mesmo conceito para controlar suas operações críticas uma Torre de Controle?
DASHBOARD X TORRE DE CONTROLE
Muitos profissionais pensam que Dashboard e torre de controle são a mesma coisa.
O Dashboard é um painel de controle que mostra uma série de indicadores operacionais baseado em informações coletadas em diversos sistemas da empresa e de seus fornecedores e parceiros. Podem incluir séries históricas de vários anos.
Normalmente possuem gráficos facilmente interpretáveis e com um visual atrativo.
A Torre normalmente se utiliza de dashboards mas tem uma componente “nervosa” de acompanhar a operação em andamento. Monitora em tempo real e/ou séries históricas normalmente de períodos mais curtos, pois o objetivo é a gestão do “AGORA”.
A capacidade de interferir no resultado final seja do seu armazém ou da sua distribuição é o que caracteriza uma boa Torre. Ela não é um mero “mirante” ou observatório do que está ocorrendo.
A Torre deve integrar um conjunto de ferramentas para Sua Companhia ter uma gestão ágil e assertiva. De preferência, com um visual atrativo e intuitivo. A tecnologia deve auxiliar a tomada de decisão em vários níveis, permitindo ir dos dados consolidados ao específico, seja ele um pedido a ser coletado dentro do armazém ou uma encomenda a ser entrega. Você de navegar em todas “camadas”, passando desde o operador/entregador, setor, unidade, filial ou unidade de negócio e finalmente, tendo a visão consolidada por empresa ou grupo dependendo do porte de sua Empresa.
Sua empresa já usa a Torre de Controle? Caso contrário, pretende usar a curto prazo? Conta para os amigos do Blog Rogério aqui nos comentários.