Correios transportam cargas pelo mar
Correios transportam cargas pelo mar. Os Correios brasileiros (ECT) anunciaram o início de operações de transporte de cargas pelo mar, por meio da chamada “navegação de cabotagem”. Nesse meio de transporte são empregadas embarcações que fazem trajetos entre portos em diferentes locais do país.
O novo meio de transporte passou a ser usado de forma experimental em um projeto piloto. Foi levada uma carga de 430 toneladas de livros que fazem parte do PNLD (Plano Nacional do Livro Didático).
A embarcação saiu do porto de Santos (SP) com a programação de deixar lotes nos portos de Salvador (BA), Suape (PE), Mucuripe (CE) e Manaus (AM).
Na avaliação da empresa, a modalidade marítima pode oferecer benefícios e vantagens, como a redução de custos operacionais, um menor índice de avarias, menos risco de roubos e outros delitos envolvendo a carga e menos dispêndio de energia.
O Brasil tem um litoral gigantesco que é extremamente favorável para o desenvolvimento da navegação costeira ou de cabotagem. A grande dificuldade é o chamado “Custo Brasil” com as taxas e os custos portuários que ainda possuem uma componente de ineficiência e corporativismo.
Leia também outros artigos sobre a privatização dos Correios acessando o campo pesquisa neste Blog como por exemplo o post “Governo envia decreto de privatização dos Correios“.
Edição: Maria Claudia
Fonte : Agência Brasil