O MBA da vida real de Suzy e Jack Welch
O MBA da vida real de Suzy e Jack Welch é minha nova leitura. Há tempos atrás já tinha devorado o excelente “Paixão por Vencer” do mesmo autor. Afinal, por que algumas organizações prosperam enquanto outras não conseguem sequer manter os resultados? Como evitar ser passado para trás pela concorrência e como agir se isso acontecer?
O que um líder precisa fazer para extrair paixão e alto rendimento da equipe, inclusive dos gênios cujo trabalho não entende, dos funcionários remotos que mal conhece e daqueles que estão sempre jogando contra o time? Neste livro, Jack e Suzy Welch abordam a importância de transmitir a missão e os valores da empresa aos funcionários e incentivar as boas ideias entre seus colaboradores.
Também analisam formas inovadoras de pensar sobre marketing e finanças e sugerem medidas realistas para lidar com as crises. Eles apresentam um novo modelo de liderança, elaborado para dar conta das transformações das últimas décadas, descrevendo tudo o que você precisa para montar uma equipe campeã, cobrindo temas como contratação, motivação, retenção, trabalho remoto e mudanças geradas pelas novas tecnologias.
O MBA da vida real reúne tudo o que você precisa saber para:
– Cultivar os comportamentos essenciais para uma liderança eficaz
– Formar uma equipe motivada que seja mais forte no conjunto do que na soma das partes – Contratar profissionais brilhantes usando uma técnica que diminui as chances de erro
– Reinventar-se a fim de sair da estagnação na carreira e descobrir a sua Área de Destino
– Transmitir a missão e os valores da empresa para sua equipe
– Criar uma estratégia que não fique ultrapassada com o tempo
– Evitar uma rasteira da concorrência ou se recuperar de uma queda caso seja tarde demais
– Estimular o crescimento num ambiente desfavorável e incentivar as boas ideias entre todos
– Ir além da burocracia para se concentrar no que realmente impulsiona o desempenho
– Trazer à tona as oportunidades de crescimento que estão escondidas
– Entender e analisar os dados financeiros (especialmente para quem não é da área financeira)
– Lidar com uma crise nas mídias sociais e sobreviver para contar a história
– Organizar o RH de um jeito novo e radical, permitindo que faça contribuições ainda maiores.
Para quem não conhece os autores:
Jack Welch foi CEO da General Electric durante 21 anos. Por causa de suas técnicas gerenciais inovadoras, a GE é considerada pela revista Fortune uma das mais admiradas e bem-sucedidas organizações do mundo, com valor de mercado de mais de 400 bilhões de dólares. Presidiu o Jack Welch Management Institute, dá palestras em empresas e prestou consultoria a um grupo de executivos do segmento de private equity.
Ficou curioso? Veja o post sobre o outro sucesso dele que publiquei no post 7 livros inesquecíveis – Paixão por Vencer
Suzy Welch, esposa de Jack Welch, é escritora e jornalista, e foi editora do prestigiado periódico Harvard Business Review. Hoje ela faz parte do conselho de diversas organizações sem fins lucrativos em defesa dos direitos dos animais. É autora de 10-10-10: Hoje, amanhã e depois (Ediouro) e escreveu, com o marido, o livro Paixão por vencer (Elsevier).
Fonte: Amazon