Magalu compra Sode plataforma de entregas ultrarrápidas
Magalu compra Sode plataforma de entregas ultrarrápidas . Com aquisição, Magazine Luiza vai reforçar suas entregas em menos de 1 hora, que já são feitas a partir de 140 lojas de 30 cidades. Objetivo é estar em todas as capitais em 2021. A startup de Recife conta com mil entregadores e realiza mais de 2 milhões de entregas anualmente.
A Sode foi fundada em 2015, em Recife, pelos empreendedores Carlos Andre Montenegro e Mario Reis Bezerra Junior. Ela atua em São Paulo, Fortaleza, João Pessoa, Recife, Maceió, Salvador, Teresina e Aracaju, Ribeirão Preto e Campina Grande. Com a aquisição pelo Magazine Luiza, o número será expandido rapidamente, segundo Kfouri.
Em breve, a Sode deverá também fazer entregas ultrarrápidas para os sellers do marketplace (3P) do Magazine Luiza, com a entrega a partir da loja. A Sode deve entrar também em outras categorias, como refeições e itens de supermercado.
Nessa área, o Magazine Luiza já fez quatro aquisições, mostrando apetite para competir contra iFood e Rappi. A primeira delas, em setembro do ano passado, foi o aplicativo AiQFome. Em março, adquiriu mais dois aplicativos de delivery: o app ToNoLucro e a plataforma GrandChef (gestão de restaurantes). Em junho, foi a vez da Plus Delivery, baseada no Espírito Santo.
“Colocamos o delivery de alimentos e produtos de supermercado em nossos principais drivers de crescimento para o futuro. O principal racional estratégico da iniciativa é o aumento da frequência de compra no nosso super app”, afirmou Frederico Trajano, CEO do Magazine Luiza, na ocasião, ao NeoFeed.
A companhia também reforçou o seu sistema logístico com as aquisições da Logbee, em 2018, e da transportadora GFL, em outubro do ano passado. Na mesma ocasião, o Magazine Luiza adquiriu a plataforma de tecnologia SincLog, utilizada pela GFL. Com a Sode, a varejista acrescenta motoboys a essa malha logística.
A transação da Sode acontece em meio a uma disputa entre os principais varejistas online para fazer entregas cada vez mais rápidas. A briga chegou inclusive ao Conselho Nacional de Autorregulamentação Publicitária (Conar) no mês passado.
O Magazine Luiza e o Mercado Livre recorreram ao órgão para saber quem teria a entrega mais rápida do Brasil. O Magazine Luiza ganhou esse primeiro round. Mas o Mercado Livre irá recorrer da decisão.
Os rivais do Magazine Luiza estão também trabalhando para fazer entregas cada vez mais rápidas. O Universo Americanas, que conta com a plataforma logística Let’s, fez 44% das entregas em até 24 horas. Hoje, 14% dos pedidos são entregues em até 3 horas, segundo balanço de primeiro trimestre.
A Via (ex-Via Varejo), dona das marcas Casas Bahia e Ponto, já faz 42% das entregas em 24 horas. Em dois dias, 65%.
Nesta batalha, o Magazine Luiza acaba de captar quase R$ 4 bilhões, em um follow on que será usado para financiar a compra da plataforma de e-commerce de games e tecnologia KaBuM!, o maior negócio da história da rede varejista da família Trajano – a transação era estimada em R$ 3,8 bilhões, com parte em dinheiro e outra em ações.
Os recursos da oferta também serão usados para a expansão do Magalu em novos mercados, investimentos em logística, com abertura de novos centros e hubs de distribuição, e o pagamento de aquisições estratégicas.
Leia também
Autor:Ralphe Manzoni Jr.
Fonte: Neofeed