O poder da Curiosidade
O poder da Curiosidade. Não me refiro a curiosidade fútil, mas a busca pelo novo, pelo surpreendente. Pelo que não é obvio. Sempre gostei de aprender coisas novas (sugiro ler o meu artigo sobre lifelong learning neste Blog). Mas hoje queria falar disto no dia a dia das Empresas. Temos uma tendência que temos respostas para tudo olhando para o passado. Isto é um erro em um mundo em transformação.
O Passado não é bom modelo decisório para os tempos atuais
O Mundo está em profunda transformação.
Imaginar que o mercado ou as pessoas vão se comportar como no passado, pode ser um erro crucial. Claro que analisar o que ocorreu ajuda a compreender as circunstâncias ou motivações, mas pode ser que existam fatores novos e não podemos simplificar “enquandrando” em hipóteses esteriotipadas.
É preciso estar atento ao novo, o que está chegando e principalmente aos fenômenos que estão gerando mudanças nas atitudes, comportamentos e crenças das novas gerações.
Tudo está mais rápido
Em período recente, uma coleção durante pelo menos uma estação (6 meses), as vezes vários anos. Hoje a velocidade que as tendências passam é muito rápida, portanto cuidado ao planejar seus estoques. A renovação é fundamental para não micar com algo que foi intenso mas de curta duração.
Antes de ter respostas, busque as perguntas certas
Se você é líder evite interromper sua equipe com respostas clichês antes mesmo de algum membro chegar a terminar de formular seu raciocínio, se policie e escute até o fim. Estimule outros colaboradores a se manifestarem. Questione se todas as possibilidades foram avaliadas.
Este comportamento reforçará o desejo de participação e a busca das respostas. O coletivo descartará as piores idéias. Escolhidas alguns caminhos, o time de maneira estruturada poderá aprofundar as possíveis soluções e ao debatê-las descartarem algumas delas ou aprimorarem o caminho a ser trilhado.
Estimule a busca da melhor experiencia de seus Clientes ou Consumidores
Para alcançar idéias realmente diferenciadas é fundamental colocar a busca da melhor experiencia de seus Clientes ou Consumidores como objetivo número um. Isto dará sustentabilidade ao projeto e nisto o poder da curiosidade de saber o que de fato é relevante ao seu negócio assume uma relevância diferenciada. Ela separa do que é passageiro ou eventual daquilo que veio para ficar.