O que é Dropshipping?
O que é Dropshipping? Dropshipping vem do inglês: drop, que significa largar, e shipping, que pode ser traduzida como remessa. É um modelo ou estratégia de negócio do e-commerce.
Nesse tipo de operação, o fornecedor é o responsável pelo armazenamento dos produtos. Assim que um pedido é feito, o lojista virtual aciona seu fornecedor e passa o pedido com todas as informações.
A partir deste momento, o fornecedor fica responsável por todo o processo, desde a embalagem até o envio do produto ao cliente.
Como funciona?
Passo 1: um cliente chega na loja online e faz uma compra.
Passo 2: recebe a ordem de venda e manualmente ou automaticamente passa a informação para o parceiro dropshipping.
Passo 3: o parceiro dropshipping fica responsável por separar as encomendas e enviá-las diretamente ao cliente.
Vantagens:
1. Menor investimento.
2. Flexibilidade de localização.
3. Seleção ampla de produtos.
4. Fácil escalação.
Desvantagens:
1. Alta competição.
2. Lucro baixo.
3. Complexidade no envio.
4. Erros do fornecedor.
No dropshipping, no momento da compra até a hora que cliente recebe o produto, a marca de quem vendeu está na transação. É importante trabalhar com parceiros que zelarão pelo nome da cia no mercado.
Consegue ver os processos logísticos nesta operação?
O Dropshipping trata-se de um modelo de negócio cada vez mais utilizado pelas plataformas de comércio eletrônico ou e-commerce ou marketplaces tanto para pequenos ou médio que estão passando utilizar a web para a venda de seus produtos ou serviços.
Fonte: LinkedIn – Paulo Moura