Mercado Livre investirá R$ 3 bilhões

Mercado Livre investirá R$ 3 bilhões . O Mercado Livre Inc. “com certeza investirá mais de 3 bilhões de reais (US$ 718 milhões) no Brasil em 2020, com foco em serviços financeiros e logística”, disse Stelleo Tolda, diretor de operações .

O Mercado Pago

Pioneiro do comércio eletrônico na América Latina — e agora avaliado em US$ 28 bilhões —, o Mercado Livre planeja investir mais em sua unidade de serviços financeiros e pagamentos. Abriremos mais centros de distribuição e buscaremos parcerias para reduzir ainda mais o prazo de entrega”, disse Tolda em entrevista ao escritório da Bloomberg, em São Paulo .

As orientações antecipadas sobre desembolsos para o próximo ano seguem investimentos de R$ 2 bilhões no Brasil no ano passado e de R$ 3 bilhões este ano. À medida que a concorrência esquenta de empresas como Amazon.com Inc. e varejistas locais, incluindo Magazine Luiza SA e B2W Cia Digital, o Mercado Livre está defendendo sua participação de mercado em cerca de 33% e procurando fazer com que os clientes se inclinem mais em seus serviços no dia a dia soluções de pagamento e pagamento de um dia.

“Acreditamos firmemente no potencial de crescimento desse negócio. Por isso é muito cedo para focar apenas na rentabilidade”, disse Tolda, que conheceu o fundador do Mercado Livre, Marcos Galperin, na Universidade de Stanford, no final dos anos 90. Ele lidera os negócios no Brasil desde o início, 20 anos atras.

Evolução do preço na bolsa das ações do Mercado Livre
A recuperação de 93% do Mercado Livre superou outras ações de comércio eletrônico listadas nos EUA

Mercado Livre e as novidades

O Mercado Livre, com sede em Buenos Aires, mas com operações em 18 países e ações negociadas em Nova York, oferece entrega no mesmo dia em São Paulo e procura, em 2020, expandir sua entrega no dia seguinte para pelo menos 16 cidades.

Atualmente, a empresa opera dois centros de distribuição perto de São Paulo e abrirá instalações em outras regiões, para acelerar sua entrega em um país maior que o EUA continental.

Segundo o pesquisador de mercado Euromonitor International, o comércio eletrônico brasileiro mais que dobrou para R$ 68,8 bilhões entre 2013 e 2018 e deve quase dobrar novamente até 2023.

O foco mais recente da empresa é o trem rápido de serviços de fintech, que corteja grande parte da população sem contas bancárias.

Centro de distribuição do Mercado Livre em Cajamar. Fonte: Mercado Livre Inc.

O MercadoPago, plataforma de pagamentos, lidera o crescimento da empresa. O número de transações mais que dobrou na comparação anual no segundo trimestre, com o valor subindo 47%, para US$ 6,5 bilhões. Isso se compara a US$ 3,4 bilhões em valor bruto de mercadorias do mercado.

“Vemos oportunidades não apenas em pagamentos, mas em todos os serviços financeiros. Incluindo crédito, investimentos e, eventualmente, seguros”, disse Tolda. “O MercadoPago também é a maneira pela qual acreditamos que teremos maior recorrência na vida das pessoas”.

O Mercado Livre precisa investir em marketing para a marca MercadoPago e procurar empresas para fornecer soluções de pagamento e clientes individuais para usar a carteira virtual. Oferecendo pagamento com cartões e códigos QR, o MercadoPago já fechou acordos com uma grande variedade de empresas de tijolo e argamassa no Brasil, como postos de gasolina, farmácias e o metrô de São Paulo.

O Mercado Livre não planeja desmembrar a unidade de produtos financeiros. Ele a vê como uma maneira de aumentar a interatividade com os clientes e atrair compradores para sua plataforma de comércio eletrônico. “Atualmente, o consumidor médio brasileiro de comércio eletrônico compra um item por mês e o Mercado Livre deseja intensificar a frequência de compras para pelo menos uma vez por semana”, disse Tolda.

Centro de distribuição do Mercado Livre em Louveira. Fonte: Mercado Livre Inc.

Mercado Livre investirá R$ 3 bilhões no Brasil . A empresa abriu recentemente novas categorias de moda sem gênero e produtos sustentáveis em sua plataforma de comércio eletrônico para atrair consumidores mais jovens. Também planeja expandir a entrega no dia seguinte para 16 cidades maiores, das oito atualmente, após fechar um acordo com a unidade de carga da companhia aérea Azul SA que poderia ajudar a reduzir sua dependência dos correios do país.

O Mercado Livre subiu 93% no acumulado do ano para US$ 566 na Nasdaq. Isso se compara a 18% na Amazon, 28% no Alibaba Group Holding e 39% no EBay Inc.

Depois de levantar US$ 1,9 bilhão no início deste ano, incluindo grande parte da PayPal Holdings Inc., o Mercado Livre está se concentrando no investimento em seus principais negócios, em vez de em novas aquisições ousadas, de acordo com Tolda. Estão em andamento negociações com o PayPal sobre como colaborar em várias áreas, apesar de serem concorrentes.

“O modelo deles é tradicional de pagamento online, e estamos vendo um potencial ainda maior offline do que online”, com o MercadoPago, disse Tolda. “É um caminho interessante, essa ideia de ‘frenemy’, que existe no mercado de tecnologia”.

Notícia na íntegra no site Boomberg.

Fonte: Portal E-commerce Brasil