Startups de logística: oportunidade ou ameaça ?
Startups de logística: oportunidade ou ameaça ? A palavra empreendedorismo apenas recentemente entrou de fato no vocabulário dos executivos brasileiros.
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Há 15 ou 20 anos, ela era usada só mente em raros casos nos quais um empresário conseguia ter sucesso no mundo dos negócios. Mas esse termo, hoje, define uma metodologia científica e técnica para descobrir novos modelos de negócios e para se criar soluções inovadoras em todos os setores da economia.
Empreendedores visionários que se apoderam das mais recentes tecnologias, aliadas a muito estudo e perseverança, criam novas empresas destinadas a “destroçar” as companhias tradicionais. Aí, surgem as startups – empresas que buscam um modelo de negócio repetível e escalável e que trabalham bem em condições de extrema incerteza.
Parcerias com startups
O setor de transporte e logística sempre assistiu passivamente aos grandes provedores de tecnologia trazerem seus inventos. No entanto, o advento das novas tecnologias de mobilidade providas pelos smartphones não se concentra em grandes fornecedores.
O momento sugere que as corporações estabelecidas criem um canal dinâmico para o relacionamento com as startups no seu segmento. Essa é a fórmula contemporânea para se atualizar tecnologicamente uma empresa tradicional: fazer parcerias com as startups. Prove do novo conceito. Não tenha vergonha de errar e erre rápido. Se não funcionar, parta pra próxima possibilidade. Isso porque as novas ferramentas de mobilidade e comunicação instantânea providas por um “telefone celular inteligente” têm se dado por meio de milhares de startups espalhadas pelo mundo – que estão criando modelos de negócios “disruptivos” em toda parte.
Eliminando intermediários
No passado, respeitadas eram as grandes corporações que poderiam entrar no Brasil, consolidar o espaço e dominar o mercado. Hoje, temidas deveriam ser as startups que, como um enxame de abelhas, estão atacando por toda parte, criando modelos de negócios que eliminam atravessadores e inventando novas e surpreendentes experiências aos seus usuários.
Do outro lado da mesa estão os contratantes de fretes e de serviços de logística, pressionados por seus consumidores para que criem novas e melhores experiências de compra e de atendimento. Nesse contexto, serão raros as transportadoras e os operadores logísticos tradicionais que terão sapiência para matar o seu atual modelo de negócios e para criar novas soluções para a prestação de seus serviços, objetivando assim continuar existindo e acompanhar o processo de transformação digital radical ao qual a indústria e o comércio estão atualmente se submetendo.
Uberize-se ou seja Kodakeado
No meio do transporte rodoviário, o TruckPad mira diariamente causar disrupção real no setor, eliminando intermediários e nos consolidando como solução tecnológica para o dia a dia do caminhoneiro autônomo e das transportadoras. Outras grandes empresas que surgiram como aplicativos, como Loggi e Rappi, cuidam do last mile, enquanto há ainda as que revolucionam a mobilidade urbana, como Uber e 99.
Empreender hoje é um esporte nacional. Praticamente, nenhum aluno universitário quer mais se formar para se tornar executivo em uma grande empresa. Preferem até deixar os bancos universitários e partir para o “maravilhoso mundo da criação de valor e da incerteza comercial”. A dica é: uberize-se ou seja kodakeado!
fonte:,Estadão.com
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