Carro voador recebe certificação

Carro voador recebe certificação. Chama-se AirCar e tem como objetivo voar até mil quilómetros. Processo de transformação de automóvel para aeronave demora menos de três minutos.

Carro voador recebe certificação
Carro voador recebe certificação

A Autoridade de Transportes da Eslováquia emitiu um certificado de aeronavegabilidade para o modelo AirCar, um primeiro passo para a produção comercial da invenção. “A certificação do AirCar abre a porta à produção em massa de carros voadores muito eficientes”, disse Stefan Klein, fundador e chefe executivo da KleinVision, uma empresa que concebeu e fabricou o protótipo do veículo automóvel-avião.

“É uma confirmação oficial e final da nossa capacidade de mudar para sempre as viagens de média distância”, disse Klein num comunicado de imprensa.

Tem uma velocidade de voo de até 170 quilómetros por hora e uma autonomia de voo de 1.000 quilómetros.

O processo de transformação de carro para avião leva menos de três minutos. Tudo é automatizado, pelo que um único comando de botão é tudo o que é preciso para o alterar.

Antes da certificação, o carro voador eslovaco teve de completar 70 horas de testes de voo, com mais de 200 descolagens e aterragens, disse a KleinVision.

“Com base no facto de a aeronave satisfazer as condições dos regulamentos nacionais estabelecidos para aeronaves fabricadas individualmente e de ter sido demonstrado o nível de segurança exigido, a Autoridade Eslovaca de Transportes (STA) emitiu um certificado especial de aeronavegabilidade”, disse o diretor da STA, René Molnar, à AFP.

De acordo com Molnar, após a STA ter emitido a certificação, a AirCar pode requerer a certificação para este tipo de aeronave. “Depois de obter o certificado, pode fabricar a aeronave comercialmente”, acrescentou.

Texto originalmente publicado com o título “A acelerar para o céu. Carro voador recebe certificação”.

Leia também o artigo publicado aqui no Blog “Reino Unido construirá primeiro aeroporto para carros voadores”

Fonte: DN/PT